MANUEL MELO
Presidente da Associação Portuguesa de CiberSegurança

Licenciado em Direito, Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais e Doutorando em Direito e Segurança, desenvolve actualmente projectos de investigação em matéria de Protecção de Dados, Ciberilicitude e Cibersegurança, estando credenciado como Auditor de Segurança Interna.

Trabalha actualmente como Formador Técnico, como Consultor de Gestão em Protecção de Dados e Cibersegurança e como Encarregado de Protecção de Dados para diversas entidades em Portugal e outros países da União Europeia.

Foi nomeado recentemente Presidente da APCIBER – Associação para a Promoção da Cibersegurança e Protecção de Dados, sendo responsável pelo desenvolvimento de Cursos de Formação, Códigos de Conduta e Programas de Certificação em Cibersegurança e Protecção de Dados.

Em Janeiro de 2017 assumiu o cargo de Director do recém-criado Centro de Formação em Protecção de Dados, Cibersegurança e Conformidade Regulatória.

É membro da equipa do Observatório para a Protecção de Dados Pessoais, um projecto criado pelo CEDIS – Centro de I&D em Direito e Sociedade, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.