Chat with us, powered by LiveChat
[ Março 22, 2017 by clickadmin 1 Comment ]

8 Filmes inspiradores para qualquer empreendedor

The Social Network

Quais são as características de um empreendedor? Como se concretizam ideias e se passa de um esboço numa folha de papel para negócios bem sucedidos?

Os empreendedores, os homens de negócios e ambiciosos são das personagens de eleição da sétima arte, em todos os géneros, da comédia ao terror.

O cinema já mostrou diversos retratos de homens que empreenderam e criaram negócios de relevo, e os seus percursos, ora de sucesso ora de tragédia. Alguns são clássicos incontornáveis da história desta arte, outros, visões idiossincráticas da criatividade e da ambição.

Estes 8 filmes irão entretê-lo e ao mesmo tempo dar inspiração, conselhos, ideias para pensar, discutir e motivar a sua jornada enquanto trabalhador ou empreendedor.

     1. Jerry Maguire (1996)
Jerry Maguire é um agente desportivo caído em desgraça após redigir um manifesto que denuncia a hipocrisia do seu meio profissional, que o leva ao despedimento. Apenas com um jogador sob a sua alçada, Jerry vai demonstrar a força de se acreditar numa visão própria, e batalhar por ela até ao fim, contra todas as adversidades, ao mesmo tempo que ilustra os efeitos e impacto da competitividade e da ambição, mas também da amizade e solidariedade.

     2. Office Space (1999)
Trabalhar num escritório das 9h às 18h pode ser destrutivo para a motivação, ainda pior se a chefia for uma dor de cabeça. Que o diga Peter Gibbons, o protagonista desta sátira sobre o mundo corporativo. Qualquer trabalhador se identificará com Peter, e como ele, desejará um caminho diferente, mais pessoal, um dos sentimentos mais fortes na base do empreendedorismo.  

 3. Apanha-me se Puderes (2002)
Não, não vamos sugerir que se torne um mestre burlão, como Frank Abagnale, que se fez passar por piloto aéreo, doutor, advogado e professor de história. Mas há certas lições que os empreendedores podem retirar, uma das mais salientes é a de que qualquer área de negócio exige conhecimento, técnica e resiliência. Sem esquecer que, em certas situações, as capacidades de improvisar, resolver problemas com os meios disponíveis, ser criativo, saber argumentar e vender podem ajudar, e de que maneira.

     4. O Aviador (2005)
O segundo filme desta lista com Leonardo DiCaprio é igualmente uma história verídica. Aqui trata-se da biografia do magnata Howard Hughes, um dos empresários mais megalómanos da História americana, que trabalhou em diversas áreas, da aviação ao cinema. É um retrato complexo desta figura controversa, que mostra o custo e o proveito da ambição, a importância de se explorar uma ideia e lutar por concretizá-la, com vários temas que serão familiares a todos os empreendedores, como a atenção ao detalhe, o desejo de estar na linha da frente e a perseverança.

     5. A Rede Social (2010)
O Facebook é no presente não apenas o nome de um negócio milionário, mas o paradigma das empresas tecnológicas e um facto incontornável da vida moderna. E foi criado por estudantes nos dormitórios de Harvard, em noitadas e maratonas de trabalho.
A Rede Social é não só um retrato dos bastidores e da história da empresa de Mark Zuckerberg, como também da moderna cultura das start-ups: da importância do conteúdo para conquistar clientes ao processo de discussão e implementação de ideias, passando pela rapidez da mudança neste novo mundo digital.

     6. Moneyball (2011)
Inspirado na história verídica de Billy Beane, treinador da equipa de basebol do Oakland Athletics, Moneyball mostra como é possível criar equipas e projectos vencedores mesmo em situações financeiras desfavoráveis. O segredo, na visão deste filme, está na valorização dos elementos com potencial para crescer e que são muitas vezes ignorados. Criando um sistema que calcula o rendimento dos jogadores tendo em conta os seus pontos fracos e fortes, a personagem de Brad Pitt mostra como é possível encontrar boas soluções nos locais mais imprevisíveis e é uma inspiração para a arte do fazer mais com menos, com a qual qualquer empreendedor se deve sentir à vontade.

     7. Chef (2015)
É talvez a condição mais fulcral para se vingar em algo: ter paixão. É a maior motivação, a do sentimento que estamos a lutar por algo em que acreditamos. Serve em todas as áreas, inclusive na vida profissional. É uma das lições que aprende Carl Casper, o chef do título, que começa como um profissional respeitado num restaurante de luxo e passa por uma longa viagem em que descobre que o prestígio nunca é a motivação certa para se vingar e a arrogância serve apenas para atrasar qualquer percurso.

     8. The Martian – Perdido em Marte (2015)
O Espaço continua a ser a imagem perfeita da ambição desmedida, aquela que aponta às estrelas, vai além. Serve portanto como metáfora de qualquer empreendimento que pareça inatingível. Este filme de Ridley Scott aponta a resiliência como um dos traços distintivos da nossa condição. Filme optimista como poucos no cinema recente, mostra também como o engenho, o conhecimento, a criatividade e o nosso espírito podem fazer aparecer soluções nos mais improváveis lugares.

AboutÉlia Teixeira

Comment [01]

  1. Junho 25, 2017

    estive vendo vários sites e posso afirmar que o seu foi o que de melhor maneira tratou
    o o tema . parabéns

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *