CLICKSUMMIT_SOCIALPUBLI2

As redes sociais, inicialmente, nasceram para aproximar as pessoas e estar conectadas com seu ambiente. Mas o seu crescimento e popularidade levaram-nos a utilizar estes meios para ações que nem imaginávamos que fossem possíveis. Contudo, os tempos vão mudando, e enquanto as marcas ou influenciadores nos vão mostrando as suas vidas diariamente, não precisamos necessariamente de acreditar em tudo aquilo que anunciam.

E, apesar da qualidade do conteúdo, continuamos a acreditar mais no nossa rede de influência ou círculo de amigos e colegas do que nas marcas por si só. Assim, chegamos então a estas duas perguntas:

Quem são os influenciadores? E qual a sua importância?

O marketing, nos últimos anos, tem sido caracterizado por este termo “influenciadores“: certos bloggers, utilizadores das redes sociais ou criadores de conteúdo que têm a capacidade de alcançar milhares (senão milhões) de potenciais consumidores em cada uma das suas publicações.

Mas o público está cada vez mais exigente, e essa tendência de colaboração da marca influenciadora nas redes sociais está a causar uma super saturação pela forma como o conteúdo é criado. Especialmente porque o suporte ou a confiança que temos numa recomendação evoluiu, como nos mostra um recente relatório do Twitter .

Mas então … quem são os microinfluenciadores? E por que é que eles são a nova tendência?

Os microinfluenciadores são utilizadores de características similares aos influenciadores, mas com menos seguidores.
No entanto, podem chegar a ter mais influência, pois os seus seguidores são geralmente conhecidos e interagem mais com suas comunidades.

Estes microinfluenciadores atingem um impacto real nos seus seguidores (followers) e a mensagem que partilham e transmitem está a conseguir deslocar as formas tradicionais de publicidade.

Especialistas em nichos específicos e com um custo menor, têm um público menor, mas muito fervoroso, causando um maior compromisso e melhorando a taxa de engagement a vários níveis.

Cada vez estão mais presentes nos media, liderando estratégias de marca e escalando posições em redes sociais.

Então, se você tem uma marca, produto, ou serviço, e quer aproximar-se de um alvo e de um nicho de mercado específico, este é o momento perfeito para você saber quem eles são.

Os microinfluenciadores são uma das tendências de marketing que melhores resultados irão contribuir para sua estratégia e cuja chave está na sua rede de seguidores.

Já há muitos especialistas que indicam que se não é a melhor, é seguramente uma das melhores estratégias para comunicação de uma marca, produto, serviço ou evento.

 

CLICKSUMMIT_SOCIALPUBLI1

 

No ano 2018 aumentaram as marcas que incorporam esses profissionais na indústria digital nas suas campanhas. Escolher o que melhor se adapta à estratégia e ao produto e tentar estar presente em outros mercados (revistas, eventos ou outros tipos de media) para cobrir os maiores canais possíveis e impactar o utilizador que é o final do dia objetivo.

Um exemplo real:

O Bruno tem um BMW e na rua rede de influência tem mais 2 amigos que estão a pensar comprar um BMW. Um deles, é amigo de infância o outro, é um colega que já não vê à vários anos, contudo está ligado nas suas redes sociais e vão mantendo algum contacto.

A BMW, aposta nos diversos canais de comunicação focando sempre o benefício de ter um BMW e melhores características do produto, serviço pós-venda, etc. Nesta estratégia consegue impactar os amigos do Bruno, mas será que foi suficiente para os convencer? Mesmo apostando em Macro influenciadores ou celebridades? Ou será que a opinião de alguém que conhecem e que pode ser considerado um micro-influenciador é uma opinião com maior valor e mais segura?

É algo que as marcas têm que refletir..a utilização do Mix do Marketing de Influência bem feita, tem resultados brutais! Mas não podemos dizer que os Macro-influenciadores/Celebridades são os únicos ter capacidade de “conversão” e de influência. O poder dos micro-influenciadores é claro, porque são pessoas reais!

Grandes marcas como a Nike já apostam nos Micro-influenciadores como uma das ações recorrentes nas suas campanhas!

Mas, como posso encontrar Micro-influenciadores?
Bastante simples. Os Micro-influenciadores estão a espera que as marcas contactem e juntos façam campanhas win-win. Mas devido a amplitude das redes sociais e utilizadores que existem, é importante realizar este contacto através de uma plataforma especializada que, entre de outros benefícios, permita controlar a qualidade do conteúdo/publicações, obter reports em tempo real, e seja super simples! Aí entra em jogo a SocialPubli.com, que conta com mais de 50.000 influenciadores na sua plataforma e trabalha em 20 países superando uma audiência de 500 milhões de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *